quarta-feira, 19 de agosto de 2009

E por falar em POESIA...

Fernando Paixão (2002) diz que as palavras dormem quando estão no dicionário. Lá ficam elas, a espera de alguém que vá levá-las ao mundo vivo das frases. Quando estão acordadas servem para tudo: para pedir água, mostrar carinho, comemorar gol, reclamar da fome.... As palavras, mesmo sem a gente perceber, ajudam a colocar as emoções em movimento. E o que tem a poesia a ver com isso?
A poesia é um jeito diferente de ‘acordar’ as palavras! Transformadas em versos elas ganham um efeito especial que amplia a nossa IMAGINAÇÃO!!! .

MEIRELES, Cecília; et al. Varal de poesias: antologia de poemas; ilustração Alex Cerveny. São Paulo: Ática, 2002.

9 comentários:

  1. Eu achei muito legal ler esse texto. É muito criativo! Samuel
    301

    ResponderExcluir
  2. Visitando seu Blog, resolvi despertar três palavras para você: sensibilidade, emoção e vida.
    Compartilho o gosto pela poesia.

    ResponderExcluir
  3. Palavras dormem quando estão no dicionário!Fantástico.E eu sempre uma eterna brincalhona não as deixo dormir nunca.Feliz das palavras que têm as crianças para brincar com elas.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ser composta de várias palavras para que a poesia me acordasse todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da primeira viagem da Turminha do futuro e tembem de todas as outras. Ainda não digitei meu poema.
    Gabriel

    ResponderExcluir
  6. Nos estamos fazendo um livro de poesias .Você tem que ver é muito legal.

    Lucas Soratto Pizoni.

    ResponderExcluir
  7. EU GOSTO DAS VIAGEMS E TANBEM ESTOU GOSTANDO DOS POEMAS POR QUE TODOS NOS ESTAMOS FAZENDO E QUEM DEU ESSA IDEIA FOI NOSSA PROF .

    ISABELA

    ResponderExcluir
  8. foi legal as poesias que vc postou

    ResponderExcluir