quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Meu Jardim

Meu Jardim

O que fizeram da Alfazema?
Ficaram lindas as aléias de Azaléias!
Lavaram a Lavanda com leve perfume.
Onze-horas se fecham nas horas escura,
Quando a Dama-da-noite se faz toda aberta.
Soprei uma juba e espalhei Dentes-de-leão.

Será amarga a raiz da Margarida?
Unhas-de-gato sobem os muros.
Calêndulas são acalantos dos campos.
Maracujá não dá no mar,
Maria-sem-vergonha em todo lugar.
Bem quero quem Bem-me-quer,
Mal não quero quem me dá Beijinhos.

Será que o Salgueiro é salgado?
Li rios claros nos olhos do Lírio.
Dona hortelã é rainha na horta do horta.
Mil-em-rama ramificou em mil mudas.
Que tem boca vaia Roma ou come Romã.
O capim Rabo-de-burro cresce para cima.
Dona Malva nunca fez malvadeza.

Por que chora o Chorão?
Tansagem nada tem de tansa.
Do saião não se faz saias.
A Cavalinha não cavalga.
Espada de São Jorge não espeta nem corta.
Eu, Tanásia não quero nem preciso por perto,
Perpétua e Sempre-viva cultivo à minha porta,

Verbena ajuda a ver bem?
A Folha-da-fortuna nunca enriqueceu ninguém,
Não vale um vintém, nem um milhão de reais.
Mas acode os desafortunados em cálculos renais.
Quem deu flores foi a Capuchinha,
Capim-rosário se debulhou em contas,
Incontáveis as flores da Ora-pro-nóbis.
...

Floresceu o meu Jasmim-dos-poetas
Recitando poesias no meu jardim!

João Marino.
 

4 comentários:

  1. Adorei o poema ele e muito legal 301 Maria Zilda

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito o poema fala sobre coisa muito bonitas como flores, natureza...
    301 Joice Pereira Mafioleti

    ResponderExcluir
  3. EU adorei o poema e o poeta.
    Os poemas dele são muito legais|!
    Kailane 301

    ResponderExcluir
  4. Foi muito legal quando ele veio aqui.
    Outro dia ele já veio na nossa sala mas,ontem fui melhor porque nós tivemos mais tempo e ele falou mais poesias e ainda cantou duas músicas conosco.

    Raquel 301

    ResponderExcluir