terça-feira, 19 de julho de 2016

De novo... Poesia

Mais uma roda poética na EEB "Irmã Edviges". Hoje, pela manhã, novamente recebemos o caríssimo poeta João Marino Vieira  pra falar A e DA poesia. "Caminho da paz", "Ciclo lunar" e  "O jardineiro" foram alguns dos seus poemas que pudemos ouvir e fruir. Outros poetas entraram na roda por meio de seus poemas: Pablo Neruda, Manoel de Barros, Ricardo Azevedo, Maria Dinorah, Sergio Capparelli. Buscamos alguns haicais guardados que tínhamos escrito em tempos passados... Compartilhamos. A Gabriele abriu generosamente seu diário poético, mostrou alguns dos seus poemas  preferidos.
A poesia faz surgir a "melhor" palavra"!
Poeta, muito obrigado!




Ciclo lunar

Quando me descobri criança
Achava-me entre rodas e danças
Brincando fui aprendendo
Lua nova fui me fazendo
Um aro no ar
A imensidão por devassar
O sol por descobrir
A vida toda por vir

E crescendo fui criança
O sol foi se revelando
Lua crescente fui me tornando
Numa brincadeira que não cansa
Quando me descobri adolescente
Fui feito lua crescente
Sempre mais luz irradiando
Sempre a luz alheia buscando

Crescendo fui eu
Crescendo foi-se o sol
Até que em mim ardeu
A luz do pleno sol
Quando me descobri amando
Meu jovem coração se encheu
feito lua cheia prateando
refletindo a luz dos olhos teus

Mas o sol continuou girante
E no giro foi se escondendo
E eu, lua minguante,
Fui aos poucos desacendendo
Sem o sol fui escuridão
No escuro fui solidão
E só me reencontrei
Feito aro cintilante
Suspenso na imensidão

(VIEIRA,2007, p.22)


8 comentários:

  1. Bom, primeiro eu queria agradecer o João Marino por ter vindo na nossa escola para falar um pouco de poesia e mostrar algumas obras de arte. Eu e a prof Rosi, nós somos parceiras da poesia eu adoro poesia desde os meus 4 anos de idade. A minha irmã e igual, somos loucas por poesia, ela pede todo dia para eu ler a Chácara do Chico Bolacha. Muito obrigado João Marino por falar várias coisas de poesia que eu nem sabia algumas coisas porque pra mim a poesias era só se tinha rimas, se não tivesse rimas não seria poesia. Muito obrigado, João, mas uma vez!
    Maeivi - 501

    ResponderExcluir
  2. Já que estamos falando de poesia resolvi fazer a minha, mas primeiro quero agradecer ao poeta João Marino Vieira por ter dado essa oportunidade de aprender a ser assim, ver o mundo do nosso jeito um mundo melhor onde podemos ser nós mesmos e não ter vergonha, escrevo muitas poesias mas não mostro pra ninguém, mas hoje vou mostrar uma das minhas poesias que o nome é "A poesia", que falo o que entendo da poesia.
    Evelin - 501

    ResponderExcluir
  3. Você me ajudou muito,a ter o dom da poesia,adorei a suas explicações,de como criar e se inspirar na Poesia,espero que você volte logo logo...
    Muito Obrigado pela presença! Adorei suas Poesias,Livros e também suas Obras de arte.Parabéns por tudo isso,João Marino Vieira.
    Maria Eduarda - 501

    ResponderExcluir
  4. o encontro foi muito emocionante,e muito legal. O poeta falou de muitas poesias, fizemos muitas perguntas. Ele respondeu com poesias e outras respostas.
    Eu gostei muito, todos nós prestamos muita atenção no João Marino Vieira.
    Fizemos uma roda de poesias com as professoras e os alunos da 501 e 502.
    Muitas vezes ele se emocionava com suas poesias. Eu gostei muito da roda de poesia, falamos de muitas coisas sobre poesias e sobre os sentimentos. Eu gostei muito!
    Vitória Cardozo de Araujo Silva e Ana Clara Schafer Rodrigues
    501










    ResponderExcluir
  5. Foi legal o encontro porque eu conheci o poeta e ele falou dos livros dele. Ele mostrou as artes que ele fez com galho de árvore e fez também com madeira.
    Ele falou alguns poemas e eu gostei tanto
    por que era bem interessante e legal e ele mostrou os livros que ele fez e são legais e bonitos . Eu gostei!
    Erick -501

    ResponderExcluir
  6. A poesia

    Oh, a poesia
    É a coisa mais bonita
    Disfarçada de texto

    A poesia pode não ser
    O que você pença
    Não é só rimas e verços
    É a emoção de saber usá-la
    Para saber viver e aceitá-la
    Ela não é mais ou menos
    Ela é a graça da vida
    A cada gesto a cada ser
    Isso é poesia

    Tudo pode virar poesia
    Uma flor, a terra, o amor
    Tem triste tem alegre
    Não importa!
    O mundo é uma poesia
    A vida é uma poesia
    As crianças, os adolecentes
    Os adultos até chegar a velhice
    Você pode mudar o mundo!
    Com o amor de saber usá-la!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei porque aprendi muita coisas de poema. Eu vi esculturas de madeira em galhos de árvores, vi os livros dele. Eu pesquisei na internet os livros dele, eu li. Eu estou muito inspirado na poesia!
    Gabriel - 501

    ResponderExcluir
  8. Com esse clima poético, resolvi mostrar um poema que escrevi faz
    tempo...

    Coração de menina
    Não sou poeta nenhum doce
    sou menina quero flores

    Não sou borboleta
    nem abelha eu gosto de você,
    tenha certeza

    Assim sigo meu coração
    deixa me levar com o vento
    meu rastro vou deixar para você me encontrar

    Vou vivendo minha vida com calma,
    sei que vamos nos encontrar
    mas com você quero ficar

    Meu amor é mais que puro
    te entendo,
    você tem o seu orgulho
    só que saiba o quanto gosto de você
    quero muito te agradecer!

    Maeivi - 501





























    ResponderExcluir