APRESENTAÇÃO
Em Nossos gatos – nossos poemas registramos uma pequena coleção de textos escritos no mês de abril de 2009. Somos a turma da terceira série 01, Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Irmã Edviges. Nossa inspiração inicial foi Pacífico – o gato, um poema (des) pretensiosamente esparramado nas páginas 35 e 36 de um livro[1] de leitura. Sua autora, Branca Maria de Paula, nos provocou! É [quase] óbvio que todo mundo conhece ou conheceu um gato, ou vários... E cada um deles já foi personagem principal de alguma história bonita ou trágica que pode ser contada em forma de poesia. Mas, quem nutriu o nosso canteiro de obras foi Ferreira Gullar com seu livro Um gato chamado gatinho[2].
Contamos, uns para os outros, as histórias que lembramos dos nossos gatos e depois as escrevemos em forma de poemas ou poesias, seja como os nossos textos possam ser chamados. Isso não importa, o emocionante mesmo foi escrever! Foi muito divertido, ou melhor, nem tanto, porque em alguns momentos foi bem triste... Nem sempre as histórias de gatos têm final feliz! É claro, a nossa professora foi a organizadora.
Os autores.
[1] CARPANEDA, Isabella. Porta aberta: Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2005.
[2] GULLAR, Ferreira. Um gato chamado gatinho. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
[1] CARPANEDA, Isabella. Porta aberta: Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2005.
[2] GULLAR, Ferreira. Um gato chamado gatinho. Rio de Janeiro: Salamandra, 2000.
Eu Adorei Opoema Gato Safado
ResponderExcluirE Tamben Gatinha
Eu nao fiz a capa nem as leituras e nem os dezenhos mas eu gostei.... espero que você Professora Rosileneseja feliz e que tenha um feliz ano novo...beijos.......
ResponderExcluir