terça-feira, 27 de maio de 2014

Poema que os alunos do 3o. Ano estão lendo....

Se as coisas fossem Mães
 Sylvia Orthof 
 
 Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas,
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.
Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos,
O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.
Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas,
Conversaria com a lua sobre as crianças-estrelas,
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins,
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!
 Se a terra fosse mãe, seria mãe das sementes,
pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.
Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.
Se uma bruxa fosse mãe, seria mamãe gozada:
Seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada!
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
 Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
 Sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”.
Cada mãe é diferente: Mãe verdadeira, ou postiça, mãe-vovó, mãe titia,
Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice, toda mãe é como eu disse.
Dona Mamãe ralha e beija,
Erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa.
Tem até pai que é “tipo-mãe”...
Esse, então, é uma beleza !    

17 comentários:

  1. Eu ache muito bom, legal!

    Gabriely

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito bom, legal!

    Gabriely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as coisas fossem mãe eu amei esse poema e muito lindo que fala sobre as mães, amei muito de verdade.
      KIMBERLY-301

      Excluir
  3. Eu gostei muito do poema Se as coisas fossem mães!

    Gabriele - 302

    ResponderExcluir
  4. Se as coisas fossem mães - Eu adorei essa escrita li tudo e ADOREI!
    Raissa - 302

    ResponderExcluir
  5. Achei muito legal esse poema tem bastante rimas e fala da mães querida . se . as mães fossem mães.
    Vitória 302

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de poesia e já escrevi vários poemas. O meu primeiro foi o do Passarinho:

      O passarinho

      O passarinho, canta, canta
      e você ao redor de mim
      parece que nunca vai parar,
      por quê tem que ser assim?

      Kimberly

      Excluir
  6. Achei ótimo esse poema porque tem bastante rimas, também porque fala sobre nossa mãe querida.
    Se as coisas fossem mãe!
    Maieivi - 302.



































































    ResponderExcluir
  7. Se AS coisas fossem mãe...
    Eu gostei muito do poema.
    Tamires - 302

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal o poema Se as coisas fossem mães porque tem muitas rimas interessantes!! Maria Eduarda Neto 302

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do poema Se as coisas fossem mães, achei especial!
    Vitória Cardoso -302

    ResponderExcluir
  10. Achei muito lindo por que fala sobre nossa mãe, tá lindo...
    Thaisa - 302









    ResponderExcluir
  11. muito legal porque fala sobre nossa mãe ta lindo davi 302

    ResponderExcluir
  12. Eu achei muito bom.

    Tacio de jesus Rocha

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito do poema Se as coisas fossem mães. Eu escrevi esse poema no meu diário poético.
    Ruan

    ResponderExcluir
  14. Foi eu que escrevi essa poesia com a ajuda da minha mãe:

    Ser Criança

    Ser criança é brincar,
    pular corda, ir para Escola e dormir muito bem.
    Ser criança é ter um lar, ter amigos
    e andar de bicicleta.
    Ser criança é bom de mais.

    Gabriele 302

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito desse poema que fala de mãe porque mãe é tudo na nossa vida ela só traz alegria , amor e felicidade.Elas nos criou nos protegeu e nos amou de verdade.E eu amo muito a minha mãe...

      MAEIVI---EVELIN 401

      Excluir